16 de jun. de 2010

Durma bem e acorde mais disposto

Para isso, o idoso deve adaptar hábitos com o organismo

Por Maysa Rigo

Dormir bem traz mais disposição para enfrentar o dia, bom humor e bem estar. Para ajudar quem tem dificuldade em pegar no sono, a geriatra Luciana Louzada dá dicas de como fazer a chamada higiene do sono, que é a rotina para condicionar o organismo para dormir.

O mito que deve ser derrubado é que os idosos dormem menos. Isso não está relacionado com a idade. “O idoso não dorme mais nem menos do que o adulto. Existe uma variação individual”, explica. Ela acrescenta que a média de tempo necessária para dormir por noite é de cinco a sete horas.

Fernanda Pereira, 67, sente dificuldade na hora de dormir e sempre fica vendo televisão até o sono chegar. A geriatra recomenda mudar esse hábito. “Ao assistir um filme de suspense, jogos como um final de campeonato ou tentar discutir um problema em que possa haver estresse envolvido há a liberação da adrenalina. Esta substância estimulante inibe o sono”, explica.

Os efeitos de uma noite mal dormida se apresentam durante o dia. A pessoa acorda sonolenta, com falta de atenção, raciocínio lento, irritada e de mau humor. Maria José Batista, 70, sentiu isso na pele. “Era muito ruim. Tratava todos mal, não falava com ninguém. Meus netos me chamavam de vó ranzinza”, diz. Ela conseguiu contornar esse problema depois de começar a praticar atividades físicas durante o fim da tarde. “Sempre que saio para caminhar e vou dormir acordo com mais disposição, mais alegre. Até o mau humor foi embora,” afirma.

Outra dica para quem tem problema para dormir é não tomar banho quente antes de ir para a cama. Luciana conta que para conseguirmos dormir é necessário que o metabolismo desacelere e esfrie um pouco. Quando tomamos um banho muito quente esse processo demora.

Os acessórios para dormir também são importantes para que o idoso tenha uma noite de sono satisfatória. “Recomenda-se um colchão que não seja muito mole para não ficar com o molde da pessoa na cama. Isso pode prejudicar a coluna. Além disso, o travesseiro deve respeitar a distância entre o ombro e a cabeça,” explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário