16 de jun. de 2010

Cuidados com a boca

Higiene bucal é importante para prevenir doenças

Por Flaviana Damasceno

Aprender a escovar os dentes é um dos hábitos que as crianças aprendem desde cedo. Ao passar dos anos, essa prática se torna um processo mecânico e desinteressante. Quando a idade avança, os problemas, como a falta de dentes e cáries, podem colaborar para o aparecimento ou a piora de outras doenças.

O professor do curso de Especialização em Odontogeriatria da Associação Brasileira de Odontologia de Santa Catarina (ABO- SC), José Carlos Oleiniski, conta que a falta dos dentes na terceira idade dificulta a mastigação e a ingestão de alimentos essenciais para o organismo. “Doença periodontal é uma enfermidade causada por microrganismos que podem liberar produtos tóxicos na corrente sanguínea, desencadeando um processo inflamatório nas artérias, causando problemas cardiovasculares, como por exemplo, o infarto”, explica o professor Oleiniski.

Especializado em Implantodontia e Prótese Dentária, o dentista Antonio dos Santos, afirma que 70% dos pacientes têm mais de 50 anos, e a procura por implantes dentários aumenta cada vez mais. “A maioria dos idosos perdem os dentes ainda jovens, por falta de condições financeiras para realizar tratamentos preventivos no momento certo”, afirma.

Adalberto Kuhn, 69, perdeu os dentes superiores aos 29 anos. “Naquela época não tinha dentista. Eles eram arrancadores de dente. Você chegava lá para ser examinado e saía sem nenhum na boca”, conta o advogado aposentado. Depois de 40 anos, Adalberto fez um implante dentário. “O processo de recuperação é dolorido, mas o resultado é ótimo, agora posso mastigar sem me preocupar com a comida que entra na dentadura”, diz.


Cuidados com a higiene bucal


Limpar os dentes com o fio dental, passando pelos espaços interdentais onde a escova dental não chega;

Escovar todas as faces dos dentes;

Utilizar higienizador lingual, que limpa a superfície da língua;

Deve ser feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir;

Os especialistas indicam higienizar as próteses dentárias com escova macia e sabão neutro, e devem ser substituídas a cada cinco anos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário