3 de mai. de 2010

Veteranos de Brasília continuam afiados no basquete

Associação brasiliense organiza peladas e participa de competições a nível nacional

Por Leo Renato Bernardes e Samuel Bessa

Fernando Valle, 65, apaixonou-se pelo basquete aos 7 anos de idade, em Portugal, seu país de origem. Jogou até os 17, quando veio para o Rio de Janeiro, onde o esporte não era tão difundido. Depois de mudar-se para Brasília, em 1972, começou a jogar tênis para não ficar parado. Há cinco anos, porém, teve a oportunidade de voltar à prática favorita. Foi convidado aos jogos de um grupo de veteranos que mantinha viva a paixão pelo basquetebol. Hoje, as segundas e quartas-feiras são sagradas para Fernando. “São os dias das peladas com o pessoal da Avabra. É onde me divirto, faço amigos e me exercito”, conta.

A Associação de Veteranos e Amigos do Basquetebol de Brasília (Avabra) começou em 1989 e recebe quem queira praticar o esporte tanto para diversão quanto para competir. O grupo organiza partidas semanalmente, desde 1996, na Escola Caseb, na 910 Sul. Para se associar, é necessário contribuir com R$ 90 para o aluguel do ginásio, manutenção dos materiais e outras despesas. Então, o participante ganha uma camisa dupla-face para frequentar as peladas. Hoje, são cerca de 80 associados. Os jogos exclusivos dos veteranos ocorrem às segundas e quartas, a partir das 18h.

Luiz Souza, 55, é um dos fundadores do grupo e freqüentador assíduo das peladas semanais. Atual vice-presidente da Avabra, Ratão, como é conhecido, começou a jogar basquete aos 14 porque era muito alto e chegou a integrar seleções de base de Brasília. Como veterano, representou o Brasil em campeonatos mundiais. Competiu em Helsinque, na Finlândia, em 1997, e em Lubijana, na Eslovênia, em 2001. Até hoje, Ratão não perdeu o espírito competitivo e continua a disputar campeonatos pelo Brasil. “Jogamos até o corpo agüentar”, avisa.

Em junho, a Avabra organizará o campeonato regional de Masters, com equipes de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal. As partidas serão realizadas no ginásio do Caseb. Para mais informações sobre a competição e a associação, basta acessar o site www.avabra.com.br.

Assista abaixo ao vídeo das peladas da Avabra com uma mensagem especial para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário