13 de mai. de 2010

Corrida pela qualidade de vida

Grupo de maratonistas da Terceira Idade treina firme e mostra resultados positivos

Por Dayara Martins Gomes e Carolina Paccini

“Embora com menos potência, ainda somos bons carrinhos”. A afirmação é do maratonista Rivaldo Guedes Cavalcante, 74 anos. Ele é integrante dos Seminovos, uma equipe de dezessete atletas da terceira idade que esbanja boa forma e animação nas ruas de Brasília. São todos aposentados, com idade entre 65 e 68 anos, que não abrem mão de treinar firme três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, no Centro Olímpico da Universidade de Brasília.

Orientados pela professora Cláudia dos Santos, 46, os corredores começam os treinos às 8h. A atividade dura 1h15 e engloba musculação, aquecimento, alongamento, acompanhamento da freqüência cardíaca individual, corrida e relaxamento. Nas terças e quintas, o grupo se reúne no Parque da Cidade. Nos finais de semana, participam de competições. Duas vezes por semestre todos são avaliados por equipe médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e realizam testes de condicionamento físico.

Rivaldo e Raimunda Carvalho, 57, já possuem medalhas de competições internacionais. “Dificilmente um dos nossos integrantes não sobe no pódio”, completa Neusa Ribeiro, 62 anos. Os atletas já participaram de competições em 13 estados, quatro países e ainda vão participar da corrida de 42km em homenagem aos 2500 anos de existência da maratona, na Grécia.

Há sete anos, os maratonistas se conheceram por meio de um projeto idealizado pela coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física (GEPAFI), Marisete Peralta, da UnB. Como trabalho de Mestrado, a estudiosa criou o programa que busca desenvolver práticas que se apliquem especificamente a esse segmento etário. Para saber mais, acesse http://wwww.gepafi.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário