3 de mai. de 2010

Idosos viajam mais e setor estima crescimento de 20%

Com incentivos do Ministério do Turismo e pacotes especiais, mais idosos têm oportunidade de conhecer o país

Por Gabriella Bontempo

Dona Iraci Ferreira mostra com cuidado e empolgação os álbuns de suas viagens. A goiana, de 63 anos, já conheceu Caldas Novas e agora arruma as malas para a próxima aventura: Natal (RN). Para ela, conhecer o país é uma nova paixão e por isso não vai perder mais tempo em casa.

Assim como Iraci, mais de 100 mil idosos viajaram em 2009 por meio do programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, que facilita e incentiva brasileiros acima de 60 anos a viajarem pelo país. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), para este ano, a meta é de crescimento de 20%.

Para que os pacotes do programa sejam mais acessíveis, as saídas são feitas apenas nos períodos de baixa temporada, ou seja, nos meses sem férias escolares ou fim de verão. Além de pacotes, o viajante da terceira idade tem a opção de encontrar hotéis e pousadas com preços especiais. O valor do desconto pode chegar a 50%.

O aumento da população idosa que vive de aposentadoria representa um novo segmento para o turismo. Dados do estudo “O Perfil do Turismo dos Idosos no Brasil”, realizado para a Consultoria da Câmara dos Deputados, dizem que no Brasil, a participação é de cerca de 20% de idosos viajando todos os anos. Com esse resultado positivo, agências de viagem, como a CVC, ampliaram sua atuação nessa faixa etária e oferecem, inclusive, saídas marítimas além de rodoviárias e aéreas.

De acordo com o diretor da Braztoa, Afonso Gomes Louro, os idosos têm preferências por roteiros nacionais, que incluam praias ou campos. Para os idosos do Distrito Federal, as saídas mais procuradas são: Caldas Novas e Rio Quente (GO), Foz do Iguaçú (PR), Natal (RN), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Serras Gaúchas (RS).

Segundo Lays Carvalho, da Marca Brasil, o público médio em cada viagem é variado, uma vez que eles podem viajar em grandes grupos ou de forma independente. “Essa é uma oportunidade de conhecer novos lugares, fazer novos amigos e rever os antigos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário