19 de mai. de 2010

Mais experientes e mais confiantes

Desemprego e falta de oportunidade levam pessoas com mais de 50 anos de volta às salas de aula em busca de cargos públicos

Por Flaviana Damasceno

Estabilidade e bom salário são algumas características do emprego público, sonho de uma parcela significativa da população brasileira. A lei 8.112, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos, prevê a aposentadoria compulsória quando o servidor atingir a idade limite, 70 anos. No entanto, isso não desanima quem, mesmo com a idade avançada, ainda não passou em um concurso público.

O empresário Wagner Roseno é dono de um cursinho preparatório para concursos e percebeu que a demanda de pessoas com mais de 50 anos tem aumentado cerca de 5% ao ano. Para o empresário, a experiência e a força de vontade são as principais características desse público. “Muitas vezes eles querem ter uma ascensão profissional, devido ao fato de que o custo de vida aumentou muito e o atual emprego deles não dá para sustentar a família”, comenta.

Maria Miranda, 56, casou aos 19 anos e teve de deixar os estudos para cuidar da casa e dos filhos. Em 1992, se separou do marido e entrou em depressão. Foi quando resolveu voltar a estudar. Miranda conseguiu o primeiro emprego aos 42 anos, em uma instituição filantrópica, na qual trabalha até hoje. Estuda em cursinho preparatório, mas ainda não conseguiu passar em nenhum concurso. “Tenho dois sonhos: concluir o nível superior e passar em um concurso”, confessa a ex-dona de casa, que cursa a faculdade de administração.

Maria Miranda estuda para passar em um concurso público

Para a professora Maria do Socorro, o número de alunos com mais de 50 tem aumentado, mas não representa fenômeno significativo. “A grande maioria ainda é de jovens”, ressalta. A professora dá aula em cursinhos há 25 anos e acredita que esse aumento ocorreu devido ao desemprego.

A falta de tempo não permite que a secretária Djenane Vale, 57 anos, se dedique aos estudos. Mesmo não freqüentando um cursinho especificamente para concurso, Djenane se inscreve e faz provas regularmente. “Eu acredito que vou conseguir”, afirma a secretária, que está sempre bem informada lendo jornais e revistas diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário