23 de abr. de 2010

Terceira idade avança no mercado publicitário

Modelos mais velhos ganham espaço na mídia impressa e televisiva

Por Mariana Rosa e Bianca Klüppel

Não é de hoje que a publicidade exige novos perfis para propagandas. Nem sempre ser jovem é fundamental. Ter atitude é quesito relevante. Entre os grupos de destaque, estão modelos da terceira idade. São senhoras e senhores que procuram novas oportunidades de emprego e na maioria das vezes, lazer. Abordados na rua ou movidos pelo interesse próprio, os idosos vão a agência de modelos, fazem o book (seção de fotos) e aguardam convite para participar de comerciais. Um trabalho fotográfico pode variar de R$200 a R$1.500, dependendo do cliente. Fotografar levanta a auto-estima, foge da rotina e combate a tristeza e a depressão.

Iremar Bacelar, booker da agência Mega Models há dois anos, afirma que possuem aproximadamente 100 modelos entre 50 e 80 anos no casting, a maioria mulheres. “Eles gostam muito de trabalhar, se sentem úteis. Alguns eram atores e como modelos se tornam especiais de novo”, diz. Normalmente, são mais requisitados em datas propícias como Dia das Mães e Dia dos Pais. Entretanto, o perfil tem mudado. Órgãos públicos como o Ministério do Turismo, por exemplo, investem forte em publicidade para que a terceira idade viaje mais pelo Brasil.

Marluce Jardim é a estrela da campanha para site de saúde

Assim como acontece com jovens, os olheiros também têm procurado candidatos da terceira idade. Foi o que aconteceu com Gil de Lima, 63. Estava passeando pelo supermercado, quando foi abordado por uma booker. A moça perguntou se ele tinha interesse em ser modelo. Disse que não tinha jeito para a coisa, que era feio. A profissional insistiu no contrário e ele aceitou um cartão. Dias depois, apoiado pela família, marcou a entrevista. Fez uma mini sessão de fotos para propaganda do Ministério do Turismo. “Ainda aguardo a resposta, mas apenas pelo fato de ter tido essa oportunidade me senti novamente como um garotão de 20 anos”, conta.

Segundo Marluce Jardim, 63, que trabalha como modelo desde 2004, foi exatamente a atitude que chamou a atenção dos bookers. Tudo começou quando levou a neta que queria ser modelo a uma agência. A agenciadora acabou gostando dela também e pediu para que tirasse umas fotos. Marluce resistiu, mas cedeu quando a família passou a incentivá-la. Em pouco tempo, já estrelava comerciais da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Governo do Distrito Federal. Ela orgulha-se da longa lista de propagandas feitas. “Melhorou muito minha auto-estima. Minha família e amigos ficam tão orgulhosos. Sempre que apareço na televisão ou em revistas, recebo vários telefonemas. É uma tietagem só”, conta.


Serviço:
Agência Mega Models
3226-4412
3224-7120

Agência Glam
3965-9933
3965-9934

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