25 de mai. de 2010

Chegou a hora de malhar

Academias de ginástica gratuitas e ao ar livre agradam idosos no Lago Norte


Por Mariana Rosa de Lima

João Augusto de Oliveira, 65, sofreu uma parada cardíaca em agosto de 2008. Depois do episódio, considerado por ele como a pior experiência vivida, mudou a rotina. Passou a fazer atividades físicas com frequência. Como não gosta do clima tradicional de malhação, Oliveira encontrou nas academias ao ar livre do Lago Norte o espaço ideal para a prática. “Moro aqui desde 1975 e achei a ideia excelente. Precisávamos de espaços gratuitos na região. Aqui não tem hora marcada e sempre encontro os amigos”, afirma.

Oliveira está falando sobre o projeto Academia da Melhor Idade, uma iniciativa da administração do Lago Norte. São espaços públicos construídos com o apoio de empresas locais que doaram equipamentos adaptados para os idosos. Cinco academias estão espalhadas pelo bairro: na QL 02, QI 03, QL 16, Setor Habitacional Taquari e Setor de Mansões.

No Lago Norte, 60% dos moradores têm mais de 60 anos. Para o administrador Humberto Léda, o projeto é ideal para melhorar a qualidade de vida. “Essa é uma ação de cidadania, um dos projetos que tiveram a melhor receptividade entre os cidadãos. Elas estão sempre cheias”, explica. O local não é de uso exclusivo da terceira idade, mas Léda deixa o recado: “Tentamos conscientizar os mais jovens a usarem com seriedade os equipamentos e evitar gastos com a manutenção. Colocamos faixas e distribuímos panfletos sobre o assunto”, explica.

Companhias de engenharia que mais atuam na cidade foram convidadas pela administração a participar do projeto. A academia do Parque Vivencial II (QL 02) foi patrocinada pela Engeagro. A da QI 03, construída pela Base Engenharia. Para Roberto Botelho, diretor comercial da empresa, foi uma ótima benfeitoria. “A nossa praça é a mais frequentada pelos idosos. Nós construímos e compramos os equipamentos para eles. Ela faz parte de outros projetos sociais que temos”, conta. Os patrocinadores recebem uma placa inaugural e têm o nome da empresa afixada nos equipamentos.

São nove aparelhos. Entre eles, o simulador de caminhada é o que faz mais sucesso. Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora. Completam a lista os aparelhos de esqui, simulador de cavalgada, rotação dupla diagonal, pressão de pernas, multi-exercitador, alongador, rotação vertical e remada sentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário