25 de mai. de 2010

Alimente-se bem e viva melhor

Dieta específica na terceira idade melhora a qualidade de vida

Por Carolina Paccini

No processo de envelhecimento, as pessoas precisam tomar certos cuidados. Um deles é na alimentação. Para cada fase da vida existe uma dieta específica. Na terceira idade, algumas mudanças nos hábitos alimentares são necessárias para que o idoso tenha uma boa qualidade de vida.

Maria Portilho, 72, teve de adquirir novos hábitos alimentares e reconhece como foi importante. Na juventude, se alimentava com comidas gordurosas e muitos doces. Agora, tem que ter um cuidado maior com o que come. “Hoje tenho diabetes. Por isso, tive que cortar muitas coisas que gosto”. Mesmo com todo o cuidado de que deve se alimentar melhor, ainda faz dietas sem acompanhamento nutricional para emagrecer. Da última vez, ficou muito fraca e perdeu 15 quilos. Debilitada física e emocionalmente, os rins quase pararam. “O apoio da família está sendo fundamental para a minha melhora” conta. Hoje, segue orientações do médico e de uma nutricionista para reabilitar-se.

A nutricionista Isabela Campos explica que no decorrer da vida o organismo sofre mudanças. Segundo ela, as mais comuns são a diminuição do limiar do gosto e a atrofia de células do intestino, o que gera menor absorção de vitaminas e minerais. A nutricionista afirma que, com menor sensibilidade gustativa, torna-se necessário um cuidado maior no preparo dos alimentos. “A refeição dos idosos deve ser atrativa, sem condimentos industrializados e rica em temperos naturais e líquidos. Composta de frutas, hortaliças, leite e derivados, e carnes magras”, diz.

Quando existe um quadro de doenças, devem ser tomados maiores cuidados com a ingestão de alimentos para que não ocorra o agravamento do problema. Mas é importante também que o idoso não se sinta excluído ou rejeitado quando vai se alimentar. Se ele tem alguma necessidade especial como hipertensão, por exemplo, é preciso que a família adote hábitos saudáveis também, como retirar o saleiro da mesa ou não temperar saladas com molhos prontos.

Isabela lembra o quanto é importante se alimentar corretamente em qualquer idade. Além disso, também é preciso conter os abusos. “É valido ressaltar a importância de uma alimentação saudável em qualquer fase da vida. Não se pode haver exageros na quantidade de sal, temperos prontos, doces e bebidas alcoólicas”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário