30 de jun. de 2010

Filosofia aliada com exercícios

Arte milenar chinesa oferece inúmeros benefícios à Terceira Idade

Por Dayara Martins

Não é à toa que a prática de Tai Chi Chuan (TCC) se populariza entre todas as idades. Porém, para um público específico, a terceira idade, ela se mostra ainda mais benéfica. Estudos a respeito dos efeitos dessa atividade mostram que ele proporciona ganhos de condicionamento físico, força e equilíbrio entre os praticantes idosos, o que ajuda na prevenção de quedas, conforme destaca o Mestre em Educação Física e autor do estudo sobre “Tai Chi Chuan no Tratamento da Dor em Idosos”, Márcio de Moura Pereira.

Essa técnica milenar baseia-se em uma série de movimentos das artes marciais, de animais e forças da natureza que são realizados lentamente e de forma gradativa. “Através de movimentos flexíveis e lentos, assim como a coordenação entre consciência e respiração, o TCC promove o condicionamento físico, a harmonização interior e a tranquilidade mental, além de proporcionar a liberação das tensões corporais de seus praticantes.”, explica Moreira.

O Mestre em Educação Física destaca em sua pesquisa as vantagens gradativas da prática desse exercício. Na primeira aula o aluno da terceira idade já nota a importância do acolhimento em grupo que incentiva-o ao convívio social. Em algumas semanas, a adoção de um compromisso fixo com a aula, devolve ao praticante a disciplina, um melhor aproveitamento do tempo, regulagem dos seus horários de dormir, higiene pessoal, interferindo diretamente nos horários de ingestão das medicações e qualidade da alimentação, por exemplo.

A aposentada Maria Vidal, 79, afirma que só vê vantagens nessa arte milenar. “Acho lindos os movimentos. E se você se equilibra fisicamente, o equilíbrio mental vem junto. Quando você faz Tai Chi você medita e serena o corpo. É uma nova maneira de ver a vida.”

O TCC, além das vantagens citadas, é uma atividade barata, de fácil aplicação, permite o atendimento de grupos e é muito versátil quanto ao local, horário e roupas para sua realização. “A maior diferença entre o TCC e as demais ginásticas é a filosofia de trabalho corpo-mente em contato permanente com a natureza e com os outros praticantes”, esclarece Pereira.

Todos podem praticar o Tai Chi, pois há exercícios inclusive para idosos cadeirantes ou acamados. Ele é contraindicado apenas para os idosos que tem restrição absoluta para atividades físicas. Por ser uma prática cada vez mais popular no Brasil, atualmente, pode ser encontrada em muitos parques, centros de saúde e academias. A Universidade de Brasília (UnB) oferece essas aulas às terças e quintas-feiras às 8h.

Para mais informações: www.gepafi.com ou pelo telefone: 3107- 2557

Nenhum comentário:

Postar um comentário