15 de out. de 2009

Professor aproxima jovens e idosos em Brasília

Rafael Walendorff

Visitas a asilos despertam em adolescentes a importância da terceira idade

O respeito e a admiração pelas pessoas mais velhas podem estar cada vez mais presentes entre jovens de uma escola pública do Distrito Federal. Uma iniciativa do professor Fernando José Garcez, 46, visa a aproximar os alunos da realidade vivida por alguns idosos brasileiros. Há sete anos, ele promove visitas a asilos de cidades-satélites de Brasília e do Entorno com os estudantes concluintes do Ensino Médio do Centro Educacional do PAD-DF. O objetivo dos encontros é despertar nos mais novos a consciência da importância das pessoas da terceira idade, além de ajudar as entidades com a doação de alimentos.

Garcez, que leciona Física e Química no colégio há 15 anos, diz que existe muita campanha de ajuda a diversos grupos necessitados, mas que os idosos parecem esquecidos - ainda mais aqueles que estão em asilos. Para ele, chegar à terceira idade significa uma conquista nobre e que os jovens devem valorizar. “Os adolescentes precisam perceber que têm a oportunidade de envelhecer, mas que nem todos conseguem. Um amigo meu costuma dizer que malandro nunca se aposenta, pois não chega a essa idade. Realizo essa ação para fazer com que meus alunos se interessem pelos mais velhos e percebam sua importância”, afirma o professor ao explicar como a iniciativa também age na proposta de valorizar a própria vida quando se é jovem.

Cerca de 50 alunos participam da ação beneficente a cada ano. É preciso fretar um ônibus, pago por eles, para acomodar todos no percurso de 60 km até o asilo mais próximo. Além de conhecer, conversar e aprender com os mais velhos, eles ainda ajudam as instituições. Os estudantes arrecadam alimentos não perecíveis para doar no dia da visita, o que contribui muito com os asilos, sempre dependentes de auxílio e atenção. A iniciativa atende também a uma carência brasileira apontada em uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do ano passado. Segundo o estudo, falta ajuda governamental para as instituições para idosos, já que o número de pessoas nessa faixa etária está crescendo no país. Hoje, existem cerca de seis mil estabelecimentos, que abrigam 100 mil idosos em todo o Brasil. Mais da metade dos asilos são privados ou filantrópicos.

Hugo Severino de Oliveira, 22, foi aluno de Fernando Garcez e participou da visita em 2005. A convivência com idosos nunca foi algo frequente para ele. Quatro anos depois, porém, ele ainda se lembra da experiência e mostra como foi útil e válida a aproximação. “A visita me despertou o interesse de fazer algo para mudar o meu tratamento com os idosos e a realidade do preconceito que existe com eles. Hoje, gosto muito de conversar e aprender com pessoas mais velhas e planejo visitas em asilos perto da minha casa”, conta. Murilo de Quadros, 22, que era da mesma turma de Hugo, realça que a oportunidade de conhecer a realidade dos idosos nos asilos só aumentou o respeito, a admiração e o carinho que tem com os mais velhos. Ele, que sempre foi vizinho dos avôs maternos, diz que “experiências como essa nos fazem valorizar mais a vida e ajudam a sermos justos com quem merece atenção pela contribuição dada a nós e à sociedade.”

Quando Hugo e Murilo ainda eram estudantes, as visitas se restringiam a apenas um asilo. Hoje já são três: em Planaltina, Sobradinho e Formosa-GO. Segundo Garcez, a aceitação dos alunos está cada vez melhor e por isso prospecta arrecadação de 500 kg de alimentos neste ano. Os relatos feitos pelos alunos após as visitas, conta ele, também mostram como os jovens gostam e se impressionam com os encontros. A visita deste ano deve ocorrer em novembro.

No início do ano passado, o professor também passou a atuar como voluntário em um asilo em Formosa, onde mora atualmente. Ele ajuda nas atividades realizadas pela entidade – como almoços e jantares - e faz doações. A atitude, segundo ele, é importante e faz bem para o ego. “Faço isso para me sentir bem, para a minha satisfação, e espero realizar algo bom também nos jovens”, conclui.

Serviço:
Quem quiser contribuir com a campanha de arrecadação de alimentos ou apenas conhecer melhor a iniciativa de Fernando Garcez pode entrar em contato pelo e-mail: gar.cez@hotmail.com.

*Agência Terceiro Olhar – Notícias e direitos da terceira idade, disciplina “Agência de Notícias”, Instituto de Educação Superior de Brasília -IESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário