27 de jun. de 2010

Pesquisa revela que idosos se adaptam a uma nova geração

Quase vinte milhões de idosos se tornaram mais independentes, ativos e dispostos a viver

Por Amanda Lisboa

Os idosos se acostumam a um novo modo de viver. O perfil agora é outro, nada de sedentarismo e pessoas para cuidar o tempo todo. Uma pesquisa feita pela Somatório Pesquisa com mais de 1,5 mil pessoas com idade entre 60 e 104 anos mostrou que 81% se consideram independentes, 56% gostam de ler jornais e revistas e 45% praticam atividade física regulamente. Lili Cardoso, 78 anos, é aposentada, mora sozinha e está à procura de um asilo onde possa continuar a morar sozinha. “Gosto da minha independência, não quero dividir quarto com ninguém”, ressalta.

No Brasil, há quase vinte milhões de idosos. A expectativa é que esse número aumente, e deixe o país com a sexta maior população idosa até 2025. De acordo com a pesquisa, a terceira idade é quem sustenta a casa. Na classe A, os idosos são responsáveis por 55% da renda familiar, na classe B participam com 59% de contribuição, na classe C sobe para 72% e na classe D o idoso praticamente sustenta a casa sozinho, com ajuda de 88% na renda. Tereza Bandeira é professora aposentada, tem duas filhas e duas netas que moram com ela. “Eu sustento a casa sozinha. Depois que as minhas netas chegaram, aumentaram bastante as despesas. Além dos gastos no supermercado serem altos, eu tomo muitos remédios”, lembra a aposentada.

A pesquisa mostrou também que quando os idosos moram sozinhos, gastam mais em supermercados. A despesa com alimentação do idoso independente é em média de R$281,00 por mês. Já quando os idosos moram com parentes esse valor cai para R$123,00. Outro gasto que aumenta quando o idoso mora sozinho é o de telefone. Eles gastam cerca de R$66,00 por mês. Esse valor diminui bastante quando o idoso tem companhia, R$26,00, segundo a pesquisa. Vivaldo Filho, 60 anos, é empresário e mora sozinho. “Só preciso gastar comigo, compro o que eu quero”. Depois de se separar e com os dois filhos casados, Vivaldo só tem despesa com ele próprio. “O telefone para mim serve apenas para não me sentir tão só. Uso mais o msn”, diz o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário