30 de jun. de 2010

O poder dos chás

Bebida milenar não cura apenas resfriados

Por Maíra Miranda

Quem nunca tomou um chá para alguma gripe ou dor de garganta? Porém, os benefícios dos chás vão muito além disso. Eles podem fortalecer a memória e até ajudar na cicatrização de feridas.

Tanto a tradição de tomar chás quanto o conhecimento de suas propriedades é milenar. Sabe-se que os chineses já consumiam chá já na Dinastia Tang, por volta do ano de 907. Todavia, só no início do século XIX que a sétima duquesa da Inglaterra, a Duquesa de Bedrford, popularizou o hábito de tomar a bebida durante a tarde. E então deu origem ao famoso “chá das cinco”. A duquesa sentia falta de uma refeição entre o almoço e o jantar, então criou a nova refeição, que contava não só com a bebida, como também com variados quitutes. Além disso, era uma boa oportunidade para exibir suas porcelanas.

Geralda de Barros, 70, é aposentada e dedica seu tempo a cuidar do quintal de sua casa repleto de flores, plantas e ervas. Ela utiliza para fazer variados tipos de chás. “Já ouvi falar nesse tal de chá das cinco, não sei bem por que existe. Tomo várias vezes ao dia”, diz. Geralda tem quatro filhos e cinco netos, mas não é só para eles que ela “receita” seus chás milagrosos. “Muita gente que mora aqui perto vem pedir alguma coisinha para fazer”, conta.

Geralda conta ainda que sempre teve as plantas em casa, mas que só começou a consumir chá quando seu médico recomendou para que ela diminuísse a quantidade de café que bebia. “Ele me explicou que alguns chás também têm cafeína, mas em menor quantidade”, conta.

Em março de 2010, o uso de plantas medicinais foi regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o intuito de popularizar as propriedades benéficas das chamadas drogas vegetais, e, principalmente, esclarecer em que ocasiões elas podem ser utilizadas.

A Anvisa publicou resolução detalhada explicando quando e como as drogas podem ser utilizadas. As plantas inclusas na medida bem como o modo de utilização, que vão desde chás a banhos de assento, podem ser encontradas clicando aqui.

Além disso, a medida da Anvisa também se refere à comercialização de tais medicinas. Elas poderão ser encontradas em farmácias e drogarias, sendo na forma desidratada da planta desde que os fabricantes respeitem as normas de produção e ainda especifiquem todas as informações necessárias ao consumo final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário